24/04/2023

Campanha Phishing tem como alvo fãs de evento musical

Campanha Phishing tem como alvo fãs de evento musical

Um golpe de phishing tem afetado fãs do Eurovision, competição musical que ocorrerá em maio em Liverpool, colocando em risco os dados de clientes que fizeram reservas em hotéis. A Booking.com, empresa de viagens que oferece serviços de hospedagem, confirmou que alguns de seus parceiros foram alvos de e-mails fraudulentos, mas negou ter sofrido uma violação de segurança de dados. O conselho para clientes preocupados é entrar em contato diretamente com os hotéis. A empresa disse que "um número de contas" foi afetado pelos ciberataques, mas que foram rapidamente bloqueados. A Booking.com afirma que algumas empresas "comprometeram acidentalmente seus próprios sistemas internos ao clicar em links contidos nessas mensagens".


A situação tem preocupado turistas, como Marc Deruelle, que havia reservado um apartamento em Liverpool para ele e três amigos ficarem durante a competição. Em fevereiro, ele foi contatado por alguém pelo WhatsApp que se passou por recepcionista e alegou que havia um problema com o pagamento, o que também apareceu na conta dele na Booking.com. No entanto, o golpe foi identificado a tempo e a transferência de cerca de 800 libras para Uganda foi cancelada. Apesar de não ter perdido dinheiro, Deruelle cancelou sua reserva porque sentiu que os golpistas teriam acesso a seus dados e informações pessoais.


Diante desses incidentes, a UKHospitality, que representa mais de 700 empresas, recomenda que os clientes lidem diretamente com os hotéis em caso de preocupações, em vez de plataformas de reserva de terceiros. A CEO Kate Nicholls alerta que "os hotéis raramente entrarão em contato com você pelo WhatsApp" e que "pela primeira vez há muitos jovens em particular que não costumam reservar e viajar para esses eventos, e [os fraudadores] estão explorando essas pessoas vulneráveis".


Embora a fraude pareça estar centrada no Eurovision e na cidade de Liverpool, a Booking.com confirmou que nenhuma transação legítima exigiria que um cliente fornecesse os detalhes do cartão de crédito por telefone, mensagem de texto ou e-mail. A empresa diz estar atenta à segurança e proteção de dados e que está trabalhando para resolver o problema. É importante que os clientes estejam cientes dos riscos de golpes de phishing e que verifiquem as informações antes de fornecer seus dados pessoais a terceiros.


Leia mais em: https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-64822893


quer ficar por dentro das nossas novidades?

(054) 99229-2856contato@lockeet.com