05/06/2023

Autenticador Google: É sinônimo de segurança? Não!

Autenticador Google: É sinônimo de segurança? Não!

Se você está usando o aplicativo autenticador da Google, talvez seja hora de considerar uma mudança. Em 2010, a gigante da tecnologia estabeleceu um alto padrão de segurança ao lançar o aplicativo, que agora é utilizado por centenas de milhões de pessoas. No entanto, em 2023, é evidente que a segurança deixou de ser a prioridade desse aplicativo em prol de uma conveniência que não é tão conveniente.


Em teoria, a função de um aplicativo autenticador deveria ser proporcionar uma proteção robusta ao acesso do usuário, impedindo acessos não autorizados de terceiros. Infelizmente, o aplicativo da Google não consegue oferecer uma proteção eficaz que atenda a um nível de segurança aceitável. Talvez ainda seja válido usar o aplicativo quando a única alternativa é usar apenas um login e senha simples, o que não é mais a realidade do mercado. Existem soluções similares mais seguras e, é claro, soluções muito superiores.


Aqui estão alguns dos motivos que tornam o aplicativo ineficiente:


Acesso livre aos códigos de segurança: O que protege os códigos que garantem a segurança do seu acesso? NADA. Exatamente, o usuário tem acesso aos seus próprios códigos, assim como qualquer outra pessoa que abra o seu dispositivo móvel em algum momento.


Perdeu o acesso ao aplicativo? Adeus, acessos. Sim, se você perder, quebrar ou tiver seu celular roubado, é muito provável que você enfrente grandes problemas, pois perderá seus códigos de acesso. Nessas situações, é crucial ter os códigos de backup salvos. Caso contrário, você perderá o acesso às suas contas por não ter exatamente aquilo que deveria proporcionar a segurança do seu acesso.


Dependência do dispositivo móvel: É oficialmente proibido ficar sem bateria no celular. Se isso acontecer, você não poderá acessar o seu aplicativo autenticador. Além disso, você precisa repetir o ritual de pegar o celular, desbloqueá-lo, abrir o aplicativo e digitar seus códigos em todos os momentos que precisar efetuar algum acesso.. Isso é 100% imprático.


Recentemente, também escrevemos um artigo sobre as "passkeys", outra solução da Google que, aparentemente, assim como o autenticador, deixa a desejar em termos de segurança.

A solução para este problema? Simples, um par de Chaves de segurança Lockeet. Mais seguras e práticas, elas podem te libertar das correntes da insegurança, garantindo acessos seguros através da melhor tecnologia antiphishing.

quer ficar por dentro das nossas novidades?

(054) 99229-2856contato@lockeet.com